Conheça as opções de pagamentos online mais utilizadas em Portugal
De acordo com as informações mais recentes, 75% da população portuguesa, cerca de 7 milhões de pessoas, utilizam a internet e 3.8 milhões destes utilizadores fazem compras online.
Este tipo de compradores online ou e-shoppers gastam em média 543 € por ano.
Alguns factos:
- É esperado que a percentagem de compras online cresça para 68% até o ano 2025;
- 89% destes compradores têm entre os 16 e os 44 anos;
- O país deverá alcançar os 9 milhões de utilizadores até 2020, um facto que entusiasma as grandes empresas internacionais devido ao grande potencial do mercado e-commerce do país.
Para maximizar e alcançar os consumidores em Portugal é importante conhecer os melhores métodos de pagamento online disponíveis no país.
Um dos métodos mais populares em Portugal para os consumidores online é o Multibanco, que surgiu da SIBS, uma referência internacional e um dos maiores processadores de pagamento na Europa e em África.
O Multibanco (MB) vai para além de uma caixa automática. Possui uma rede EFTPOS conhecida como Multibanco Automatic Payment e também fornece serviços para o telemóvel como o MB Way e o Mbnet.
As referências multibanco são referências de pagamento, que permite ao consumidor pagar tanto nas caixas automáticas, como também nos websites ou aplicações de bancos portugueses.
Estas referências estão normalmente presentes no website do comerciante, ou são adicionadas (em papel ou digital), ou enviadas via e-mail ou mensagem, normalmente SMS, para o cliente.
O Paypal é um dos líderes de mercado em soluções de pagamento online com mais de 153 milhões de clientes mundialmente, disponível em 190 mercados e em 23 moedas diferentes.
No que diz respeito aos pagamentos online, é o método mais utilizado em Portugal. Espera-se o seu crescimento devido à facilidade de uso e à segurança nos pagamentos.
O MB WAY é a primeira solução interbancária que permite a compra imediata e transferências pelo smartphone ou tablet.
Simplesmente adira ao serviço através de uma caixa multibanco, associe um cartão (débito ou crédito) ao seu número de telemóvel e defina o seu MB WAY PIN de 6 dígitos para utilizar esta opção.
Este método permite gerar cartões virtuais MB NET e gerir o seu dinheiro a partir do seu smartphone, tablet ou computador.
Para fazer pagamentos online com o MB WAY, o comprador só precisa de introduzir o seu número de telemóvel na loja online, e recebe imediatamente um pedido na aplicação para autorizar o pagamento.
O pagamento é debitado imediatamente no cartão.
Cartões de crédito virtuais
Os cartões de crédito virtuais estão a ganhar popularidade lentamente em Portugal e assistiu-se ao seu maior crescimento durante o ano de 2019, uma vez que eles são utilizados cada vez mais nos pagamentos online.
As pessoas parecem gostar da ideia de não usar a sua informação original no acto de pagamento, em vez eles criam um cartão virtual temporário para fazer as suas compras.
A maioria dos clientes preferem utilizar o serviço MB NET, que os permite gerar um cartão virtual que pode ser criado para uma única compra ou várias, como também permite ao utilizador definir um limite máximo de utilizações.
Estes cartões podem ser gerados no website da Mbnet ou em websites de alguns bancos portugueses.
O débito no cartão pode ser imediato (o mais comum), ou pode existir uma autorização (o valor fica retido) para que o valor seja retirado futuramente.
A rede de cartões mais populares para crédito são o Visa e o MasterCard e o Visa Electron e o Maestro para débito.
O American Express e o Diners são cartões de crédito com uma taxa de utilização baixa em Portugal.
Em Portugal, o serviço 3D-Secure é utilizado cada vez mais para realizar pagamentos online com segurança acrescida, através da introdução de um código numérico de utilização única (um código por compra) enviado por SMS para o telemóvel do titular do cartão.
Está disponível para cartões das redes MasterCard/Maestro e Visa/Visa Electron.
Transferências Bancárias
As transferências bancárias são os métodos mais antigos e ainda um dos mais utilizados para pagamentos online.
As transferências podem ser imediatas quando ocorrem dentro do mesmo banco ou, o mais comum, em 24h quando ocorrem entre bancos diferentes.
Como os principais bancos estão ligados ao sistema nacional Multibanco, os clientes podem realizar diversas ações nas suas contas.
Isto torna os serviços bancários em Portugal de alta qualidade em comparação com os de outros países.
O Banco de Portugal é o banco central em Portugal que supervisiona a estabilidade do sistema financeiro português.
As transferências bancárias em Portugal podem ser realizadas nos multibancos, nas aplicações e nos websites dos bancos ou nos balcões dos bancos.
Pagamento à Cobrança
O Pagamento à cobrança significa que, ao contrário de fazer um pagamento adiantado com, por exemplo, o cartão de crédito ou débito, o comprador faz o pagamento depois de o produto ser entregue, isto é, o pagamento é feito no acto de entrega.
Mesmo que a sua popularidade sofreu com o surgimento de métodos de pagamentos digitais em Portugal, os bancos de dados demonstram que ainda é utilizado por 14% dos compradores online em 2018 e que será basicamente o mesmo em 2019.
O Payshop é uma solução de pagamentos portuguesa que permite aos consumidores pagar online ao visitarem um agente Payshop (como um posto de gasolina ou um supermercado) com uma referência.
Isto é um tipo de serviço mais tradicional, que não necessita do uso de cartões bancários, registos ou entrada de dados ou códigos. A empresa opera em terminais onde as pessoas podem pagar através de agentes da Payshop.
O serviço está disponível numa rede nacional de cerca 6800 pontos, onde 4400 são agentes Payshop.
A Rede de Agentes Payshop é formada por lojas locais como papelarias, tabacarias, quiosques, supermercados, entre outros, escolhidos de acordo com rigorosos critérios de segurança e qualidade de serviço.
A PT Pay, também conhecido como Meo Wallet, é uma oferta específica da Altice para pagamentos online.
A solução da Meo Wallet permite pagamentos móveis através de uma aplicação móvel de forma semelhante ao MB WAY ou permite ao utilizador pagar no portal da PT Pay através de outros métodos online como cartões de crédito ou referências multibanco.
O utilizador na aplicação MEO Wallet pode pagar com o saldo existente.
A Meo Wallet oferece também a possibilidade dos utilizadores comprarem através da televisão, utilizando apenas o comando, na loja MEO do comerciante, disponível na MEO Box da Altice (através do MEO Interativo ou carregando no botão vermelho do comando).
Ao autorizar a compra, o dinheiro passa da sua MEO Wallet para a do comerciante. Ambos recebem uma mensagem de confirmação.
Se o comprador escolher pagar por referência multibanco, utiliza os dados de pagamento que lhe forem indicados (entidade, referência e montante).
Métodos de Pagamento Emergentes
O sinal para o futuro sugere um crescimento no uso de e-wallets, com os gigantes da tecnologia competindo unhas e dentes para conquistas a maior fatia do mercado.
Como este setor do mercado ainda é recente e em desenvolvimento, ainda não existe um vencedor certo.
Usando o sistema de pagamento NFC muito semelhante ao dos seus rivais, o Apple Pay permite que os usuários de dispositivos da Apple (Veja a lista de dispositivos que suportam dispositivos compatíveis com o Apple Pay) possam pagar em checkouts de lojas.
As suas informações, como os detalhes do cartão de crédito e do cartão de débito, são extraídas da aplicação, permitindo que pague com o seu dispositivo.
Este método funciona apenas para dispositivos Apple e não é uma opção para ser usada em dispositivos Android.
O Samsung Pay, descreve-se como sendo “mais do que uma carteira”, no entanto os métodos funcionam da mesma forma que os seus concorrentes.
Tem o incentivo adicional de oferecer recompensas nas compras diárias feitas, que podem ser usadas em compras futuras.
Esta também é uma opção específica da plataforma, o que significa que está disponível apenas para dispositivos Samsung.
Claro, há uma lista de dispositivos dentro do mundo da Samsung onde o Samsung Pay se torna uma opção disponível.
Outro recurso que torna o Samsung Pay único é que, além de suportar terminais baseados em NFC, também pode usar a tecnologia Magnetic Secure Transmission (MST).
O que significa que os dispositivos que suportam o Samsung Pay podem transmitir sinais de pagamento para terminais normais de cartões de crédito e débito.
Existindo separadamente até recentemente, a Google está a unir os seus serviços Android Pay e Google Wallet no Google Pay.
O pagamento do Android foi criado como um sistema de pagamento móvel completo pelo Google, com o qual as pessoas podem fazer compras online ou no mundo físico!
Embora isso só devesse ser usado em dispositivos Android, agora as pessoas podem usar as suas credenciais do Google para fazer compras com apenas alguns cliques!
Com diversos recursos, os utilizadores podem usar as informações confidenciais, como endereço para envio, cartões de crédito ou de débito armazenados no Chrome, na Google Play Store, no Youtube ou no Android Pay.
Desta forma, as informações são facilmente enviadas aos comerciantes e as compras podem ser feitas de maneira mais eficiente e fácil.