Construção de Website e a Comunicação com os visitantes

A Construção de um website deve ter como principal foco a comunicação com os visitantes, independentemente de o site ser um blog, um portfolio, um site corporativo ou um e-commerce.

Uma comunicação eficaz na maioria dos casos deve ter transmitir uma mensagem clara e ojectiva do que se pretende transmitir aos visitantes.

Títulos

Os Títulos são o ponto de partida na construção do Website e devem informar aos leitores o que vão encontrar na página ou artigo.

O título é uma componente-chave da comunicação online com visitantes. A qualidade de um título pode ter um incrível impacto sobre quantas pessoas continuarão a ler o conteúdo.

Subtítulos

Uma das chaves para a efetiva comunicação online é “quebrar” o texto para que fique mais legível. Uma das maneiras de aumentar a legibilidade e fazer o conteúdo ficar mais “amigável” é incluir subtítulos. Os leitores terão mais facilidade em entender e lerão de forma mais fácil, assim como entenderão mais facilmente a estrutura do texto.

Em momentos em que existem conteúdos divididos em parágrafos ou listas, existe a possibilidade de aumentar a legibilidade com a utilização de subtítulos. Quando usar subtítulos, use de maneira a que os conteúdos fiquem melhor apresentados e para criar um interesse particular pelas “seções” do texto.

Texto na página (conteúdo)

O texto na página é obviamente uma das maiores formas de comunicação com os visitantes. “Copyrighters” prestam bastante atenção aos pormenores da escrita, mas muitos sites não fazem um trabalho efetivo com seus textos. A quantidade de texto e como ele será abordado varia muito de um tipo de site para outro.

Por exemplo, um blog vai incluir uma grande quantidade de texto e esta será a principal forma de comunicação com os leitores. Por outro lado, um e-commerce deve ter pequenas quantidades de texto, com o propósito de informar aos visitantes detalhes sobre os produtos – o conteúdo deve ser descritivo o suficiente para impulsionar e contribuir com as vendas, mas muito conteúdo pode desencorajar ou dificultar as vendas.

Taglines

Nem todos os sites usam taglines, mas alguns as utilizam de forma bastante eficaz. Se precisa de comunicar rapidamente algo sobre a empresa, produto ou serviços as Taglines são ótimas para ajudar a controlar a impressão que é dada aos visitantes.

Branding / Logo

Independentemente de um site utilizar um logotipo desenhado profissionalmente ou simplesmente um texto para o título, há uma mensagem para ser comunidade em termos de branding.

Um logotipo bem concebido irá ajudar a empresa a comunicar algo básico com os clientes.

Cor

Esquemas de cores são um aspecto crítico do web design porque as cores são capazes de comunicar mensagens de forma subtil aos visitantes.

Imagens

Todos nós conhecemos o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras” e, certamente, isso pode ser aplicado ao web design. Boas imagens podem ajudar a reter uma certa atenção, isso sem mencionar que as imagens simplesmente melhoram a aparência geral do site.

Ao trabalhar com imagens no web design é importante pensar sobre o propósito da imagem e o que é preciso comunicar para o visitante, já que existem ocasiões para ambos os casos.

Título da página (barra de títulos)

Os títulos das páginas (que aparecem na Barra de Títulos dos navegadores) não são importantes apenas para fins de SEO, mas, também, para propósitos de comunicação com os visitantes. Enquanto os visitantes estão no seu site, prestarão atenção aos títulos que estão nas páginas. Entretanto, muitos visitantes virão através dos motores de busca e, neste caso, os títulos das páginas (que aparecem na Barra de Títulos) desempenham um papel crítico em comunicar os seus conteúdos.

Além dos mecanismos de busca, aqueles que chegam ao seu site através de links em outros sites também estão suscetíveis a serem “afetados” pelos títulos das páginas. Em muitos casos, os sites que fizerem um link para o seu usarão o título como texto âncora, que comunica sobre o que a página trata para aqueles que considerarem clicar no link.

Layout

layout de um site é importante por várias razões, e comunicação é uma delas. O layout pode comunicar quais as partes do site ou do conteúdo são mais importantes. Normalmente o site será disposto de modo a que os conteúdos mais importantes tenham maior destaque. Isso mostra aos visitantes o que pretende que eles vejam mais.

Estilo do design

Existem vários estilos de design e o estilo escolhido consegue comunicar certas mensagens aos visitantes. Alguns designs criam certas “impressões ” em muitos visitantes, e isso pode auxiliar ou prejudicar o propósito da comunicação do seu site, dependendo de qual “impressão” for.

Ícones

Muitos sites e blogs utilizam ícones. E esses ícones não são usados unicamente para melhorar a aparência do site. os ícones comunicam alguma coisa aos visitantes com rapidez. Por exemplo, os ícones de RSS usados nos blogs imediatamente comunicam aos visitantes que eles podem subscrever para acompanhar as novidades. Um ícone de casa também é um ícone muito comum para propósitos de navegação.

Uma boa montagem e estruturação do layout com ícones profissionais pode proporcionar uma boa taxa de aceitação/conversão.

Navegação

Os links que são fornecidos e onde são colocados também comunicam aos visitantes que páginas são importantes e onde quer que eles vão. Normalmente, as páginas mais importantes são colocadas na navegação principal do site.

Os Web designers têm muita influência sobre que conteúdo é enfatizado em função do sistema de navegação. Tenha a certeza que as partes mais importantes do site são fáceis de se encontrar e podem ser rapidamente encontradas a partir de qualquer lugar do site.

Vídeo

Vídeos online tornaram-se muito comuns nos últimos anos. Vídeos proporcionam uma excelente forma de comunicação com os visitantes. Os vídeos podem ser utilizados para entretenimento, blogs, demonstrações de produtos e muito mais.

Comunicações por vídeo às vezes tornar melhor a mensagem a ser comunicada. Às vezes a comunicação com textos pode ser limitada ou pode ser interpretada de maneiras diferentes.

Áudio

Além do vídeo, o áudio é uma outra forma de ajudar. ou até ser uma desvantagem pois quando o áudio começa a tocar sem a solicitação do visitante pode ser encarado como chato e obstrutivo.

Anúncios

Anúncios são bem aceitos em boa parte dos sites de hoje. No entanto, os produtos e serviços em questão irão enviar mensagens aos visitantes em termos de conteúdo do seu site, como vê os seus visitantes e sobre o que é realmente importante para si.

FAQ (Perguntas Mais Frequentes)

Páginas de FAQ (Perguntas Mais Frequentes) são usadas em muitos sites porque podem ajudar a comunicação com os visitantes que frequentemente têm o mesmo tipo de perguntas.

Facilidade de contacto

Alguns visitantes de web sites desejam contactar o dono do site por uma razão ou por outra. Quão fácil ou quão difícil é para o visitante encontrar uma maneira de entrar em contacto? Se tiver um formulário de contato que é facilmente acessível de qualquer página de seu site, enviará a mensagem de que encoraja os seus visitantes a entrarem em contato.

Por outro lado, um site que não apresenta informações de contato ou se essas informações estão escondidas e são difíceis de serem encontradas, isso mostra aos visitantes que o dono do site não se preocupa com o que os visitantes têm a dizer e que não quer ser incomodado.

Depoimentos

Depoimentos são usados extensivamente em sites de vendas, bem como nos sites de prestadores de serviço. Uma declaração de um cliente satisfeito pode ser uma poderosa maneira de comunicação com os visitantes.

Acessibilidade

Se um website é inacessível, ficamos com a impressão de que não é considerado importantes pela empresa ou pelos criadores do site. Tenha a certeza de que considera os potenciais impactos da inacessibilidade a respeito de um projeto ou site que não será acessível a um determinado público-alvo.

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